Devolução ao Fornecedor

Nesse artigo, descubra como realizar a devolução de mercadoria ao fornecedor

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Escrito por Hugo Alves
Atualizado há mais de uma semana

Você comprou a mercadoria, mas ao receber, um desses produtos veio quebrado ou em desacordo comercial? Não se preocupe, você pode criar uma nota fiscal de devolução para o fornecedor!

⚠️ Importante

A devolução ao fornecedor, gera automaticamente uma conta a receber com o valor devolvido, abatendo dessa forma o valor gerado na compra.

Ou seja, se você fez uma compra de R$ 100,00 e devolveu um produto de R$ 25,00. O sistema vai gerar uma conta a receber de R$ 25,00 referente a devolução.

No extrato final, será apresentado:

  • R$ 100,00 (Compra)

  • R$ 25,00 (Devolução)

  • Total do extrato: R$ 75,00

A conta a pagar não será modificada, apenas o resultado do seu extrato!

Neste artigo, temos os seguintes tópicos:


Criando a devolução de compra

Acessando o Menu de Compras, Estoque e Produção, clique na opção "Etapas das Compras" no grupo Compra de Produto:

Na tela de kanban apresentada:

  • 1) Utilize esse campo para pesquisar a nota fiscal, seja pelo nome do cliente ou pelo número da nota;

  • 2) Dê dois cliques no card para abrir a nota:

Ao acessar a nota, clique no botão "Devolver":

Clique no botão "Sim" para confirmar a devolução:


Preenchendo os dados da devolução

Será apresentada a seguinte tela:

  • 1) Motivo da Devolução: motivo pela desistência da compra. Já existem alguns motivos cadastrados, mas você pode incluir um novo e o melhor de tudo, é no próprio campo

    • O "Motivo da Devolução" informado é destacado nos "Dados adicionais" do DANFE

  • 2) Editar os itens que compõem a Devolução: selecione o item e clique no botão "Editar Item", para abrir as características do produto

  • 3) Excluir item: clique aqui caso o item não faça parte da devolução ao fornecedor

💡 Além disso, você pode preencher as informações adicionais da devolução:


Ajustando as informações dos itens

Para realizar a devolução total do pedido, basta informar as seguintes informações:

  • 1) Quantidade: quantidade que está sendo devolvida do produto

    • Se a devolução for parcial, ou seja, uma quantidade inferior ao que foi comprado ou a devolução de apenas um dos itens, basta clicar no botão Editar item", para alterar a quantidade a ser devolvida ou o botão "Excluir" para excluir o produto que não será devolvido:

  • 2) CFOP: o CFOP é a sigla de Código Fiscal de Operações e Prestações, das entradas e saídas de mercadorias, intermunicipal e interestadual. É um código numérico que identifica a natureza de circulação da mercadoria, ou seja, indica qual operação você fazendo.

    • Converse com seu contador para entender quais CFOP's você deve utilizar!

Além disso, você pode conferir os impostos envolvidos na devolução:

Acesse as abas "ICMS", "ICMS Substituição Tributária", "IPI", "PIS" e "COFINS", conforme indicado na figura acima, e preencha as informações necessárias para o cálculo dos impostos.

📌 Seu contador pode te ajudar bastante e ele é a pessoa indicada para responder o que você deve colocar em cada campo, pois isso varia muito em função do enquadramento fiscal de sua empresa x o produto que você está devolvendo x o tipo de operação que está sendo realizada.


Concluindo a Devolução

Clique no botão "Conferir" para verificar se todas as informações estão corretas:

Você também pode gerar a pré-nota, basta clicar no botão "Veja como vai ficar o DANFE (pré-nota)" e, se tudo estiver correto, clique no botão "Concluir Agora":


Pré-nota

Ao clicar em "Veja como vai ficar o DANFE (pré-nota)", o sistema irá gerar o PDF com a pré-nota:


Acompanhando a SEFAZ

Após solicitar a devolução ao fornecedor você pode acompanhar a resposta da Secretaria da Fazenda (SEFAZ).

Acesse o menu de "Compras, Estoque e Produção" e clique em "Exibir todas" no grupo Devolução ao Fornecedor:

Na coluna "Situação" o Omie demonstrará o que está acontecendo com essa nota, conforme indicado na figura abaixo:

  • ✓ Concluído: sucesso! A solicitação foi autorizada pela Secretaria da Fazenda (SEFAZ) e a nota fiscal foi gerada. Nesse momento, após a autorização, a conta a receber será gerada no módulo "Finanças", assim como serão geradas as baixas/saídas no estoque dos produtos devolvidos

  • • Concluído (aguardando retorno da SEFAZ): a solicitação ainda está sendo analisada e processada pela Secretaria da Fazenda (SEFAZ)

  • • Pendente: são pedidos de devoluções que ainda não foram concluídos (faturados)

  • • Concluído (NF-e rejeitada): a solicitação foi rejeitada pela Secretaria da Fazenda (SEFAZ). Nesse caso a nota fiscal não foi gerada!

  • × Cancelado: são notas fiscais canceladas

A atualização da situação de cada solicitação de emissão de nota fiscal é feita de forma automática pelo Omie a cada 10 segundos.

💡 #DicasDoBem

  • Você pode acompanhar as emissões por aqui também:


  • Você também pode visualizar a conta a receber gerada pela devolução:


📌 Rejeição SEFAZ

Quando uma solicitação de emissão de nota fiscal é rejeitada pela Secretaria da Fazenda (SEFAZ), isso pode ocorrer por duas principais razões:

  1. A Secretaria da Fazenda (SEFAZ) está fora do ar. Sim, Terráqueos, a Secretaria da Fazenda (SEFAZ) vira e mexe fica fora do ar. Nessa situação, você não precisa fazer nada. O Omie entende que a SEFAZ está "com gracinhas" e está fora do ar, e envia novamente a solicitação de tempos em tempos, automaticamente

  2. Alguma informação está errada na devolução e foi criticada pela SEFAZ, e para te ajudar com isso, separamos um artigo com as rejeições que podem ocorrer e como resolvê-las 😉


📌 Separamos alguns artigos que podem te ajudar bastante:

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